/ 0 comments

A nova edição da ISO 22000 apresenta uma resposta oportuna e melhoria contínua no sistema de gestão de segurança alimentar, que inclui a prevenção, eliminação e o controlo de riscos alimentares, desde do local de produção até o ponto de consumo.

Nesta versão da norma, é aplicada a Estrutura de Alto Nível (HLS – High Level Structure) da ISO, comum para todas as outras normas ISO, o que facilita a sua integração com outros sistemas de gestão.

PRINCIPAIS ALTERAÇÕES

  • Clarificação e alinhamento com outras normas ISO, de modo a facilitar a integração de Sistemas de Gestão;
  • Adoção da nova Estrutura de Alto Nível (High Level Structure);
  • Inclusão da abordagem de pensamento baseado no risco;
  • Clarificação do ciclo PCDA (Plan-Do-Check-Act) abrangendo os dois ciclos claros e distintos: Sistema de Gestão Segurança de Alimentos como um todo e os Princípios do HACCP. A
  • Descrição mais clara para diferenciar os riscos à segurança dos alimentos, os termos-chaves como Pontos Críticos de Controle (PCCs), Programas de Pré-requisitos Operacionais (PPROs) e Programas de Pré-requisitos (PPRs) combinado aos elementos-chave reconhecidos como a comunicação interativa e gestão de sistemas.

 

As empresas atualmente certificadas com a norma ISO 22000:2005 terão um período de 3 anos para fazer a transição para a nova versão da norma, ou seja até 19 de Junho de 2021.

 

ALGUMAS REFERÊNCIAS

 

 

 

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>
*
*