Um Sistema de Gestão da Segurança da Informação é constituído por um conjunto de políticas, procedimentos, boas práticas, recursos e atividades associadas que protegem os ativos de informação de uma organização.

É essencial uma gestão efetiva e tratamento dos riscos, analisando os requisitos para a proteção de ativos de informação e aplicando controles para garantir a proteção dos mesmos.

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS

  • Consciência da necessidade de segurança da informação;
  • Atribuição de responsabilidade pela segurança da informação;
  • Incorporação do compromisso de gestão e os interesses das partes interessadas;
  • Valorização dos valores sociais;
  • Avaliações de risco que determinam controlos apropriados para atingir níveis aceitáveis de risco;
  • Segurança incorporada como elemento essencial das redes e sistemas de informação;
  • Prevenção ativa e deteção de incidentes de segurança de dados;
  • Garantia de uma abordagem abrangente para a Gestão da Segurança da Informação;
  • Reavaliação contínua da segurança dos dados e realização de modificações, conforme apropriado.

 

VANTAGENS DA IMPLEMENTAÇÃO SGSI

  • Demonstra um compromisso da Gestão de Topo para com a segurança da informação.
  • Aumenta a fiabilidade e a segurança da informação e dos sistemas, em termos de confidencialidade, disponibilidade e integridade.
  • Garante a realização de investimentos mais eficientes e orientados ao risco, ao invés de investimentos com apenas baseados em tendências.
  •  Incrementa os níveis de sensibilidade, participação e motivação dos colaboradores da Organização para com a Segurança da Informação.
  • Identifica e endereça de forma continuada a oportunidade para melhorias, sendo um processo em contínua melhoria.
  • Aumenta a confiança e satisfação dos clientes e parceiros, providenciando um maior potencial para realização de mais negócios.
  • A implementação dos controlos provenientes da norma e da análise de risco, melhora o desempenho operacional das organizações.
  • Dota a organização de um sistema de controlo da gestão, incrementando a eficácia da organização.

 

 

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