Um Sistema de Gestão da Segurança da Informação é constituído por um conjunto de políticas, procedimentos, boas práticas, recursos e atividades associadas que protegem os ativos de informação de uma organização.
É essencial uma gestão efetiva e tratamento dos riscos, analisando os requisitos para a proteção de ativos de informação e aplicando controles para garantir a proteção dos mesmos.
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS
- Consciência da necessidade de segurança da informação;
- Atribuição de responsabilidade pela segurança da informação;
- Incorporação do compromisso de gestão e os interesses das partes interessadas;
- Valorização dos valores sociais;
- Avaliações de risco que determinam controlos apropriados para atingir níveis aceitáveis de risco;
- Segurança incorporada como elemento essencial das redes e sistemas de informação;
- Prevenção ativa e deteção de incidentes de segurança de dados;
- Garantia de uma abordagem abrangente para a Gestão da Segurança da Informação;
- Reavaliação contínua da segurança dos dados e realização de modificações, conforme apropriado.
VANTAGENS DA IMPLEMENTAÇÃO SGSI
- Demonstra um compromisso da Gestão de Topo para com a segurança da informação.
- Aumenta a fiabilidade e a segurança da informação e dos sistemas, em termos de confidencialidade, disponibilidade e integridade.
- Garante a realização de investimentos mais eficientes e orientados ao risco, ao invés de investimentos com apenas baseados em tendências.
- Incrementa os níveis de sensibilidade, participação e motivação dos colaboradores da Organização para com a Segurança da Informação.
- Identifica e endereça de forma continuada a oportunidade para melhorias, sendo um processo em contínua melhoria.
- Aumenta a confiança e satisfação dos clientes e parceiros, providenciando um maior potencial para realização de mais negócios.
- A implementação dos controlos provenientes da norma e da análise de risco, melhora o desempenho operacional das organizações.
- Dota a organização de um sistema de controlo da gestão, incrementando a eficácia da organização.
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