/ 0 comments

A pandemia da COVID-19 transformou rapidamente a realidade empresarial e consigo trouxe profundas e rápidas mudanças no mercado de trabalho, nas estratégias de negócio e na organização e gestão do trabalho.

É imperativo adotar medidas de prevenção da COVID19 nos locais de trabalho, de modo a permitir o regresso progressivo à normalidade, assegurando a saúde e bem estar de todos.

Neste sentido, a Equipa de Coordenação do Programa Nacional da Saúde Ocupacional da Direção-Geral da Saúde desenvolveu um guia para sistematizar as principais medidas de prevenção da COVID-19 que o empregador deve assegurar nos locais de trabalho, visando garantir o funcionamento das empresas/estabelecimentos e, simultaneamente, evitar o absentismo ao trabalho, a doença e as perdas económicas e de produção.

Considera-se que uma adequada prevenção da COVID-19 nas empresas deve contemplar todas as medidas de prevenção seguidamente indicadas: Higiene das mãos;Etiqueta respiratória; Distanciamento social; Higienização e desinfeção de superfícies; Auto monitorização de sintomas; Proteção individual (EPI); e (In)formação.

Cabe ao empregador, designadamente através dos respetivos Serviços de SO/SST, determinar as medidas específicas de prevenção mais adequadas ao contexto próprio de cada trabalho, de forma a assegurar locais de trabalho seguros e saudáveis.

SAÚDE E TRABALHO | Medidas de prevenção da COVID19 nas empresas

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>
*
*